sábado, 1 de outubro de 2011

[46] O Complemento da Verdade - Intersecção - Mentira




Você já parou para se perguntar o que é a verdade? Já parou para se perguntar o que a verdade pode te causar? Sim, verdade em todos os sentidos. Não? Aposto que depois de ler isso você terá um pensamento relativamente diferente. Ou não claro.

Bem, vamos lá. Alguns acreditam em extraterrestres, outros não. Alguns acreditam por estudar muito o assunto. Outros não acreditam também porque estudam muito o caso. Muitos outros acreditam, mas não tem informação nenhuma sobre isso, nem estudo, assim como alguns que não acreditam. Mas tudo bem, agora se pergunte, você acha que existe algum segredo no mundo? Certo, então talvez seja melhor começar por este assunto, é mais compreensível e menos assustador. Diria que se você acreditar que não existe segredo nenhum no mundo você realmente é muito sem noção, opinião minha claro. Então considerando que existe um ou mais segredos no mundo, no qual os cientistas jamais conseguiram desvendar, é porque não sabemos tudo que deveríamos, então concluímos este breve diálogo sabendo que não sabemos de todas as verdades, ou seja, a verdade de fato não está entre nós.

Então vejam só. A verdade está entre nós? Não. E a mentira? Não necessariamente. O fato de não existir verdade, não significa dizer que também não exista mentira, o que justifica que a verdade só vem para os que merecem, e a mentira para os que não merecem, e para aquela multidão imensa que não tem voz, mas que dá a entender que tem toda essa autonomia sobre si, não existirá nem verde nem mentira, existirá o que mais há no mundo, discórdia e lutas em todos os sentidos.

Agora imagine só, eu me considero definitivamente pertencente nesta multidão, pelo menos neste caso de hoje, então por definição de autonomia, ambição e influência do ser humano, eu terei naturalmente iniciativa própria de fazer daquela multidão aquilo que eu desejo, no nosso caso que saiba da verdade. Mas e as pessoas que não têm a mesma iniciativa que eu? Merecem ou aceitariam a verdade? Claro que não, somos seres humanos oras, temos esta ínfima característica de medo. Sim de medo. E então, o que fazer? Precisa ainda que eu diga?

E então depois de refletir, todos devem imaginar que somos seres que caminham sozinhos, que quando andamos em uma estrada escura, talvez de noite passeando pelo parque, quando a luz começa a mudar, sempre é possível sentir algo estranho, sim, sentimos ansiedade. Eu sei, você sente ansiedade.

Muitos têm medo do escuro, e seu que vocês, e muito mais pessoas, têm um medo constante de que algo está sempre perto. Você, tem uma fobia, você sente que algo está ali, te olhando. Sabemos claro, que pelo menos uma vez na vida, você já correu seus dedos na parede quando vai de madrugada ao banheiro, e sentiu a pele de sua nuca arrepiar exatamente no momento em que procurava a luz. Sim, eu sei que quando amanheceu não existia nada ali, mas e de noite? Explique aí já que uma pequena porção da sociedade insiste em dizer a verdade. Não sei e continuo, sim, hoje eu estou a fim de provocar, então vamos lá. 

Algumas vezes quando você está com medo de olhar, no canto da sala, você sente que alguma coisa está lá, olhando para você de fato, e eu sei que você não ousa olhar. A verdade é que você tem medo do escuro, porque não sabe o que o escuro tem para te oferecer, aliás, o que ele tem para tirar de você. Todos têm um medo constante de que algo está sempre ali por perto, isso se chama fobia, de alguém está ali.

Porque será que existe pessoas que teimam em revelar aquilo que só faz mal? Eu não tenho medo de extra terrestres coisa nenhuma, porque já fui comparado com um, então me acostumei com a ideia, mas e aquelas pessoas que têm medo? E aquelas pessoas que prefeririam saber da mentira para se sentirem melhor? E onde é que estão valorizados os sentimentos dos seres inferiores? Onde é que estão as perspectivas de sucesso das pessoas?

Sabemos que na medida que quanto mais aceleramos nossos passos, mais o destino fica longe. Porque algo te chama para trás, já que você “declara” que está querendo chegar até lá.

Filmes de terror também são assim. Assistindo filmes de terror na noite anterior, debatendo sobre bruxas do folclore, sim são apenas folclore, aparentemente, os problemas são descobertos na sua mente, e sua mente é pega de surpresa. Atrás de você existe uma dança tão complexa que você mal pode imaginar de como a verdade pode te prejudicar, mas e aí? Vai querer saber a verdade? Eu confesso que grande maioria sim, mas particularmente não gostaria de saber de todas.

Pois é, eu não sei se estou correto, até seria precipitado demais em dizer que estaria, mas um dia quando o fogo engoliu as ilhas e as viúvas começaram a dançar, ele mostrou toda a beleza em um só dia, sim em uma só noite. O medo tomou conta daquelas pessoas, e elas não queriam está lá. Porque é sempre tão tarde? Sempre. Vejam só a beleza do mundo, custa alguma coisa mudar a forma de pensar para ver um mundo melhor? Ou ainda estão com aquela ideia de que o que vale e estritamente o que vale para você como um indivíduo sem sociedade?

Um dia quando estou chorando por cações, por músicas, e portanto por amores, que muitas vezes foram escritos até o seu devido final, eu poderia salvar todas as vidas que ali existiam, das viúvas, em um só dia.
Em um limpo céu avermelhado, uma tarde de sábado à noite, é como se fosse um verão indiano, onde para muitos perderiam a beleza do mundo, como a chama da inocência fosse realmente queimar todos e todas também.

De que adianta plantar árvores para cortar mais tarde? De que adianta derrubar nossa cidade para levantar uma metrópole? Precisamos mesmo desperdiçar nossas palavras para criar uma rima para todos os buracos que possam nos encher, mas as pessoas não pensam assim, pelo menos grande maioria. E então? Para que a verdade se nem sempre ela é aceita?



1 Comentarios:

Aleciano Júnior disse...

Não devemos saber todas as verdades, mas devemos buscar algumas. Mas também acredito que quem não se importa com elas, não deve desfrutar do prazer da verdade, do que forma a sabedoria. O mundo que ajeite-os();

Postar um comentário

Deixe seu comentário!