sexta-feira, 31 de agosto de 2012

[55] Tomada de decisões




Eles acham que se automanipular não requer esforços


Vezes, quando eu vejo uma brincadeira ou outra no facebook, do tipo: “7 bilhões de pessoas no mundo e você aí, sozinho(a)”, penso que é algo meio que pesado para se dizer, porém como se trata, em maioria das vezes provenientes por sites de comédia e humor, então as pessoas encaram de outra forma, quem sabe com mais flexibilidade ao entender que possa ser ofensa, mesmo sabendo que não é.

O problema é que por mais absurdo que seja isso, eu particularmente acredito que tenha uma porção de verdade, embora que não seja integral. Encontrar uma pessoa que concorde com todos os teus defeitos e ainda assim continuar com a mesma ideia e capacidade de unir-se à ela, não é nada fácil, não mesmo. A boa notícia é que existe mais 7 bilhões por aí pra qualquer um encontrar e tentar a sorte grande.

Mudando um pouco de assunto, mas ainda assim retendo-se à ideia principal pela qual estou falando, posso afirmar com autonomia, que o mundo gira em função de tudo, óbvio, porém este tudo é tudo mesmo, desde o mais fraco até o mais forte, desde o mais lerdo até o mais rápido e também desde o mais besta até o mais esperto. Cabe a cada um de nós, seres humanos, saber manipular em qual classe estamos classificados, visto que maioria das vezes não nascemos com a sorte de existir na classe que mais desejamos, então o trabalho maior é fazer por onde se locomover de uma pra outra.

Mas o que será que estou querendo dizer com isto? Simples. Só quero dizer que as pessoas que não são capazes de identificar as tendências para o bom sucesso, são incapazes também de alcançar a felicidade rapidamente, podendo demorar mais que outra a este objetivo, e muitas vezes nem alcançando no decorrer da vida. A parte boa é que são poucas pessoas que não se consideram, mas são consideradas, a partir de outras pessoas, uma pessoa esperta e apta a adaptar-se a situações a fim de obter sucesso, seja emocional, financeiro, empático ou até mesmo psico-individual.

Muitas pessoas infelizmente não tem acompanhamento de outros indivíduos para saber tomar decisões  com segurança em determinadas situações, isso é mais comum no início da adolescência, dissipando-se assim na fase inicial adulta. Isso deve-se a boa porcentagem destes indivíduos que sofreram de algum modo na adolescência e procuraram melhorar de alguma forma no futuro. E na medida que foram exercitando este treinamento, so que tinham condições de tentar melhorar, foram melhorando de fato e atingindo na fase adulta o que chamamos de amadurecimento intelectual. Este amadurecimento que falo, diz respeito à autonomia de tomar decisões difíceis no dia-a-dia que podem interferir no futuro de médio à longo prazo do indivíduo, como por exemplo qual profissão seguir.

Desta forma, não é difícil deduzir que todo ser humano possui basicamente três tipos de atributos naturais, que muitas vezes uns são mais firmes que outros, dependendo da cultura de cada um. Seria a capacidade de resistir fisicamente, ou seja, a saúde propriamente dita. Outro deles seria o pensamento e equilíbrio de cada um, podendo possibilitar deduções tranquilas e de fácil aprendizado. E por fim, a vontade, para este contexto, a mais importante. Esta ultima, acredito, é responsável por auto-registrar situações de convivências conteporâneas para que futuramente as pessoas possam tomar decisões importantes baseadas nos eventos que já tiveram oportunidade de vivenciar. Oras, isso parece muito fácil a priore, mas na verdade não é. As pessoas que eu disse lá no início, que pertence à classe dos bestas, estão contidas neste conjunto de pessoas que não tem condições de ter uma boa vontade, ou seja, de registrar eventos passados a fim de obter uma boa tomada de decisões no futuro.

Então, quer ter sucesso em todos os aspectos da sua vida? Seja esperto, pense, reflita, treine, observe bem o que está na frente dos seus olhos, é simples assim. Esperar o sucesso chegar na sua porta sem tomar nenhuma posição arriscada, porém importante, é a mesma coisa de nadar e morrer na praia, pois depois de muito tempo de luta, chegar em um estado que nada serviu, nada ensinou, nada se auto-construi.

0 Comentarios:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!